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Título : Desafios no ensino da equação do 1º grau: uma abordagem a partir da resolução de problemas.
Autor : ARAUJO, Viviane Maria Soares de
Palabras clave : Resolução de problemas; Equação do 1º grau; Erro; Aprendizagem; Educação Básica
Fecha de publicación : 14-ago-2025
Citación : ARAÚJO, Viviane Maria Soares de. Desafios no ensino da equação do 1º grau: uma abordagem a partir da resolução de problemas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as dificuldades enfrentadas por alunos do 8º ano do ensino fundamental na resolução de equações do 1º grau, investigando como a metodologia de resolução de problemas pode contribuir para o ensino dessa temática. A abordagem adotada foi de natureza qualitativa, com enfoque descritivo, tendo como sujeitos 30 estudantes, do 8º ano, de uma escola pública no Agreste Pernambucano. A produção de dados foi realizada por meio da aplicação de uma atividade diagnóstica composta por questões contextualizadas, exigindo a formulação e resolução de equações simples. Utilizamos os seguintes referenciais teóricos para subsidiar nossa pesquisa: Freitas (2002), Booth (1995), Polya (2006), entre outros como referencial teórico. A análise das respostas revelou dificuldades significativas relacionadas à interpretação dos enunciados, à transposição de termos e ao uso mecânico de regras sem compreensão conceitual. Muitos alunos demonstraram insegurança ao identificar a estrutura algébrica das situações-problema, recorrendo a estratégias aritméticas ou incorretas. Foram classificados os erros em três categorias principais: operatórios, conceituais e de interpretação. A prática investigativa indicou que a incorporação de problemas contextualizados no ensino de equações pode promover maior engajamento e facilitar a aprendizagem. Assim, conclui-se que a resolução de problemas é uma metodologia que pode contribuir positivamente para o ensino da álgebra, tornando o processo mais significativo e conectado à realidade dos alunos
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66064
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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